Quando falamos sobre coberturas transparentes (também conhecido como telhado transparente), logo vem a cabeça das pessoas a seguinte pergunta:

Devo ter cobertura de vidro ou cobertura de policarbonato?

E quais as vantagens e desvantagens?

Ccomo funciona a limpeza destes materiais?

Não é mesmo!?

As coberturas transparentes transformam qualquer ambiente em um lugar aconchegante e iluminado, por isso é muito importante que você faça a escolha adequada ao seu espaço, de acordo com os seus objetivos, trazendo segurança para sua escolha.

Neste artigo você aprenderá tudo sobre os tipos de coberturas, a manutenção e as melhores dicas que te levarão direto para a escolha perfeita!

Começamos com a Cobertura de Policarbonato

Se você procura transformar algum ambiente, mas se preocupa com o seu bolso…

Pode apostar na cobertura de policarbonato.

Por ser mais leve, o policarbonato demanda uma estrutura mais delgada e consequentemente um investimento menor na instalação e, se tratadas contra raios ultravioletas, terão maior durabilidade, além de não amarelarem nem perderem a transparência.

No quesito segurança, o policarbonato suporta impactos e é inquebrável.

Possui características retardantes de combustão, além disso evita a propagação de fogo por tratar-se de um material auto extinguível e libera gases menos tóxicos que o acrílico.

Elegância e versatilidade também são características atribuídas as coberturas de policarbonato, que mesmo sendo uma placa maciça, adapta-se para formas curvas e planas.

Para uso externo pode receber um tratamento ultravioleta, mantendo sua transparência com proteção, além de resistir ao processo de termoformagem (que consiste na extrusão e laminação para obter superfícies diferenciadas, podendo ser lisas, brilhosas, impressas ou texturizadas), mantendo suas propriedades originais.

Conforto térmico é um ponto forte do policarbonato pois sua condutibilidade de calor é menor que a do vidro.

Além do policarbonato compacto, pode-se utilizar o policarbonato alveolar, cujo aspecto lembra um vidro canelado, trazendo um efeito diferenciado de iluminação. É mais leve que o compacto e ainda assim é mais resistente que o vidro.

Podemos acrescentar que o policarbonato vai além de coberturas, sendo empregado também em portas, vitrines, aparadores, balcões entre outras opções, bastando receber uma proteção auto-limpante e anti-riscos, sendo adequados para locais que exigem limpeza constante devido a sua resistência a abrasão.

Dicas para limpeza de Cobertura em Policarbonato


Uma cobertura de policarbonato deve ter limpeza constante, de acordo com o ambiente em que está instalada.

Indica-se não lavar sob sol intenso, preferindo as primeiras ou últimas horas do dia para realizar a atividade.

Pode-se utilizar água corrente com bastante pressão, inclusive recomenda-se maquinas de lava-jato.

Não se deve utilizar produtos abrasivos, em caso de acidentes com produtos como tinta por exemplo, deve-se utilizar imediatamente álcool isopropílico, lavando-se em seguida com sabão neutro e água corrente.

Para evitar riscos, utilize apenas esponjas macias e panos de algodão.

As estruturas metálicas também merecem cuidados especiais, removendo-se a sujeira previamente com pano úmido e detergente neutro, removendo as ferrugens e repintando se necessário.

Excepcionalmente em caso de manchas difíceis de serem removidas, pode-se utilizar querosene puro com um pano macio, sendo removidos os resíduos logo em seguida com detergente neutro e água abundante.

Caso opte por fazer a limpeza você mesmo, consulte o fabricante para maiores informações sobre o uso de produtos mais fortes.

Sua opção é a Cobertura de Vidro?

Você valoriza a segurança e luminosidade?

Então a escolha ideal do material para cobrir sua varanda será o vidro.

Destacamos seis motivos para você investir na cobertura de vidro fixa ou telhado retratil de vidro para este ambiente:

Ampliar seu espaço de lazer

O clima inconstante faz com que você deixe de usar sua varanda para momentos de lazer, devido ao frio, vento e chuva? Fim do problema! Você terá um ambiente agradável para aproveitar momentos com sua família e receber seus amigos.

Menos barulho

A cobertura de vidro traz consigo o isolamento acústico do ambiente, facilitando aquele bate-papo, garantindo que você ouvirá cada acorde das suas músicas favoritas e principalmente não terá inconvenientes com a vizinhança!

Ainda mais bonito

O vidro valoriza a arquitetura de qualquer ambiente, trazendo sofisticação e valorizando o espaço com efeitos de luz em diferentes horários… Por que não um jantar à luz da lua?

Ambiente limpo

Você irá evitar que o vento traga poeira nos seus móveis, bem como para toda a casa ou apartamento, te deixando livre também para decorar o ambiente sem medo de que as intempéries do tempo possam estragar os objetos e a mobília.

Economia

Ao dispor de iluminação natural por muitas horas, você terá uma grande economia de energia, além da luz natural ser mais confortável aos olhos que a iluminação artificial das lâmpadas.

Segurança

Mantendo o ambiente coberto, evitará a entrada de indesejáveis, desde animais que possam sujar ou estragar objetos, bem como de visitantes não convidados, com o intuito de subtrair seus pertences.

*Lembre-se: é muito importante fazer a manutenção e limpeza adequada da sua cobertura, utilizando-se de detergente neutro, água e rodo, ou se preferir contratando uma empresa especializada na realização deste serviço.

Vantagens e Desvantagens da Cobertura de Vidro

Telhado de vidro
Estar confortável em sua casa, protegido do vento e da chuva e poder admirar o céu pode ser uma realidade para quem possui um teto de vidro.

Obter luz natural, gerar economia de energia e desfrutar de uma bela vista são itens que também entram nesta lista.

Contudo, existem inúmeras opções de materiais para serem utilizados e, no intuito de auxiliá-lo nesta escolha, traremos a seguir algumas vantagens e desvantagens do telhado de vidro.

Comumente utilizadas em ambientes externos, trazem transparência, criando efeitos diversos de luz durante o dia e também a noite.

Um de seus principais benefícios é a iluminação natural, que proporciona conforto, além de conferir elegância e leveza ao ambiente.

A sensação de expansão gera um efeito de amplitude no local, e consequentemente maior visibilidade da área externa.

Por outro lado, sua principal desvantagem advém da escolha do material na vidraçaria, se o vidro for muito fino e não laminado, pode reter calor, além da chance de trincar facilmente.

Outro ponto importante do fator qualidade do material escolhido, resulta no nível de isolamento acústico, especialmente quando chove.

Embora com custo elevado, os vidros laminados oferecem maior resistência.

Vale salientar ainda que podem se encaixar nos mais variados formatos de coberturas de vidro, bastando ao cliente deixar o trabalho por conta dos profissionais experientes e capacitados.

Veja abaixo um vídeo de um teto retratil de vidro em funcionamento:

Coberturas de Vidro com Película

cobertura de vidro com película

Muitas pessoas que desejam ter mais privacidade dentro de casa ou do apartamento buscam por coberturas de vidro com película e isso acontece não é por acaso.

Afinal de contas, esse tipo de solução, além de proporcionar um ambiente mais tranquilo, também apresenta uma série de outras vantagens.

Desde acabar com a claridade excessiva no interior de cômodos, que normalmente gera problemas nos móveis, principalmente o desbotamento. Até impedir a elevação da temperatura em dias mais quentes.

Com as coberturas de vidro com película você contará com espaços mais confortáveis, sem abrir mão da claridade natural no seu espaço.

Agora, se não está convencido de que investir em coberturas de vidro com película seja algo bom para o seu bem-estar e o da sua família, vamos mostrar quais as vantagens desse tipo de proteção e os cuidados que são necessários.

Quais são as Vantagens das Coberturas de Vidro com Película?

As coberturas de vidro com película são ideais para quem deseja garantir conforto dentro de casa, apartamento e escritório. Isso porque, elas trazem a privacidade que você precisa, mas sem deixar o chame arquitetônico de lado.

Além disso, esse tipo de solução proporciona uma série de vantagens, tais como:

Iluminação adequada

Muita gente acha que as coberturas de vidro com película deixam os ambientes escuros demais. Contudo, isso é um mito.

Essas soluções diminuem a incidência da luz solar na quantidade certa.

Ou seja, você terá luz natural suficiente entrando nos cômodos, mas sem que os raios solares comprometam móveis, pisos e tapeçarias.

Redução de calor

Como o Brasil é um país tipicamente tropical, temos dias extremamente quentes, onde os raios solares são bem intensos.

Ficar dentro de um ambiente fechado com esse tipo de clima pode ser uma verdadeira tortura.

Uma das vantagens das coberturas de vidro com película é justamente o fato de que elas ajudam a reduzir a temperatura interna do espaço.

Em lojas especializadas em películas para cobertura de vidro, como a Artana, você encontra, por exemplo, a película espelhada, que é perfeita para essa finalidade.

Ela reflete os raios solares evitando que os cômodos superaqueçam e, ao mesmo tempo, permite que você tenha uma visão limpa do lado de fora.

O espelhamento do vidro com esse tipo de película não interfere em nada na forma como você visualizar o ambiente externo, representando uma excelente vantagem para o seu bem-estar.

Privacidade

Um dos pontos que mais destacam as coberturas de vidro com película é a questão da privacidade.

No Brasil, são muito comuns casas e apartamentos com vidros grandes, que acabam possibilitando uma maior visualização sobre tudo o que acontece dentro da residência.

Ao instalar vidros com película, você trará mais privacidade para o seu lar ou trabalho.

Evita a exposição excessiva aos raios UV

Outro problema que boa parte dos brasileiros não dá a devida atenção é a exposição excessiva aos raios UV.

Existe uma ilusão que, uma vez que se está dentro de casa ou escritório, você está totalmente protegido dos raios UV. Mas isso é um erro!

Se as suas janelas não tiverem qualquer tipo de proteção, os raios UV continuarão a ser igualmente agressivos tanto fora, quanto dentro de casa.

Com as coberturas de vidro com película, você não irá proteger apenas os móveis e objetos decorativos, mas toda a sua família.

Opção decorativa

Uma tendência do setor de decoração são as películas personalizadas ou espelhadas para compor ambientes.

Com uma pegada moderna e elegante, elas dão muito charme para diferentes tipos de espaços, e são uma excelente opção decorativa, seja para casas, apartamentos ou escritórios.

Veja um exemplo no vídeo abaixo de cobertura de vidro com película, você vai gostar!

Manutenção barata e simples

Além de garantir mais proteção e conforto, as coberturas de vidro com película também apresentam uma manutenção simples e barata.

Ao contrário de persianas, que demandam de um serviço de limpeza especializado e que custam caro na hora de trocar, esse revestimento tem um excelente custo-benefício.

Você pode usar produtos de limpeza próprios que são encontrados em qualquer supermercado, e que apresentam preços acessíveis.

E caso seja necessário trocar essa proteção, existem vários profissionais especializados no assunto que poderão te ajudar.

Essas são apenas algumas das vantagens dessa alternativa. Não é à toa que ela tem se tornado tão popular entre os brasileiros.

Cuidados que você precisa ter com as Coberturas de Vidro com Película

Embora a manutenção das coberturas de vidro com película seja mais simples e muito mais em conta do que outras opções do gênero, você também precisa tomar alguns cuidados básicos para elevar a durabilidade e resistência dessas soluções.

Confira abaixo algumas dicas:

Limpeza após a instalação

O tempo de secagem desse tipo de proteção é de 30 dias. Logo, depois que a película tiver instalada, não limpe ela pelos primeiros sete dias.

Após essa primeira semana você pode passar um pano limpo, de forma delicada, mas sem jogar água no local.

Produtos de limpeza

Só utilize produtos de limpeza que sejam adequados para coberturas de vidro com película. Além disso, evite usar o lado verde da esponja ou palhas de aço.

Elas podem riscar toda a superfície danificando a proteção.

Também não utilize produtos abrasivos, álcool ou limpa vidros convencionais. Apenas itens de limpeza próprios para esse tipo de solução.

Não aplique adesivos

Para garantir a durabilidade e resistência da cobertura, você não deve aplicar qualquer tipo de adesivo, fita ou outro tipo de material sobre ela.

Isso irá danificar a superfície.

Limpeza periódica

O ideal é que você faça a limpeza periódica das coberturas de vidro com película, sempre levando em conta os cuidados já citados.

Essa limpeza deixará a superfície sempre atraente e evitará que ela se danifique por conta do acúmulo de sujeira.

Com essas dicas simples, é possível aumentar a vida útil da solução e, ainda, garantir que ela sempre fique com o visual em perfeito estado.

Como escolher a melhor película para a sua residência ou escritório

Agora que você já sabe todas as vantagens das coberturas de vidro com película e como melhorar a resistência e durabilidade delas, veja abaixo algumas dicas na hora de escolher a sua:

Finalidade

A primeira coisa que você precisa avaliar é a finalidade da película.

Ela será apenas decorativa? É para dar mais privacidade para um ambiente ou também para proteger do excesso de calor e raios UV?

Veja qual finalidade é a sua finalidade com esse tipo de revestimento para cobertura de vidro e, com base nessa informação, avalie qual a versão que melhor atende ao que você precisa.

Alterações permitidas

Esse é um detalhe importante para quem mora em condomínio.

A maioria dos residenciais e empreendimentos comerciais tem regras bem específicas sobre a colocação de películas.

Veja no regimento interno qual é o tipo permitido, e até mesmo se opções coloridas ou espalhadas são liberadas.

Especificações do espaço

É importante também avaliar as especificações do local antes de escolher as coberturas de vidro com película.

Isso porque, determinados layouts exigem soluções específicas, como cômodos com o teto rebaixado.

Custo-benefício

Claro que você não pode deixar de avaliar o custo-benefício de cada opção.

Nem sempre a alternativa mais barata é aquela que atende melhor as suas necessidades.

Por isso, veja com cuidado as características da solução, e o avalie investir um pouco mais para garantir a escolha mais adequada.

As coberturas de vidro com película são excelentes opções para quem deseja mais privacidade, conforto, proteção e mais qualidade de vida.

Não importa se é para a sua casa, apartamento ou escritório.

Estrutura metálica para Coberturas de Vidro e Policarbonato

Contrate uma boa serralheria para preparar a estrutura para sua cobertura, isso é de extrema importância para que você não tenha dor de cabeça.

São inúmeras as situações em que as coberturas de vidro são a melhor solução para o ambiente.

Por ter estrutura metálica, se adequa bem a quase todo tipo de local como varanda, sacada, cobertura de garagem, pergolado externo e até mesmo em ambientes internos como uma sala ou um hall.

Temos certeza que todas essas dicas vão lhe auxiliar para adquirir o melhor tipo de cobertura para a sua necessidade.

Se você gostou deste guia, compartilhe com as pessoas que você conhece!

Agradecemos muito!

10 respostas a “Coberturas Transparentes: Qual Escolher? Quais as Vantagens e Desvantagens? Nós Pesquisamos e te Contamos Tudo!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 4 =