Cobertura de vidro em casa de praia

Quando falamos de casas de praia, muitas vezes lembramos daquele lugar onde colocamos os móveis antigos que não gostamos mais, eletrodomésticos de segunda linha e poucos adereços

Não é mesmo!?.

Porém, as casas de praia também podem, e devem, se tornar um lar.

Para isso, basta em investir em alguns diferenciais arquitetônicos e decorações detalhadas.

Além de melhorarem o aspecto visual da casa, alguns diferenciais arquitetônicos podem ser muito funcionais e trazerem grandes vantagens para o ambiente.

As coberturas de vidro são um exemplo e estão se tornando cada vez mais famosas em casas de praia nas regiões litorâneas, onde há bastante sol, como Rio das Ostras, Búzios, Cabo Frio…

Por isso, neste post, vamos destacar as principais vantagens e os desafios de ter uma cobertura de vidro em casas de praia.

Vantagens

Menos gasto com energia

Residência com Cobertura de vidro

As coberturas de vidro em casas de veraneio são muito vantajosas quando o assunto é aproveitar a maior quantidade de luz e incidência solar que essa estação nos proporciona.

Como normalmente já temos muito gastos com energia no verão por conta do uso constante de ventiladores e ar-condicionados, as coberturas de vidro são uma alternativa para reduzir a conta de luz no final do verão.

A luz natural também traz grandes benefícios para os moradores.

Como não apresentam as tonalidades mais frias das lâmpadas, auxiliam no processo de xx da luz, associando corretamente nosso sistema biológico aos períodos diurnos e noturnos.

A beleza do material transparente iluminando a casa diretamente pelo sol também é um diferencial incrível que pode ser utilizado a seu favor ao escolher a decoração da sua casa de verão.

2) Sensação de amplitude

O efeito do material transparente como acabamento em ambientes externos é o de expansão, resultante da aparente ausência de muros e pela claridade que invade o espaço.

Assim como o uso de espelho, uma técnica que tem sido usado cada vez mais por arquitetos e decoradores para valorizar casas e cômodos pequenos.

Também traz uma sensação de leveza e elegância ao local.

Se você busca dar esse efeito a sua casa, invista nas coberturas de vidro em varandas, garagens e escritórios.

Eles são pontos estratégicos.

3) Perfeita para cobertura de piscinas e áreas de lazer

Já pensou poder aproveitar o verão até nos dias de chuva?

Os tetos de vidro possibilitam isso!

Se você tem uma piscina na sua casa de praia, invista em um teto retrátil e fique protegido da chuva e do vento, ao mesmo tempo que desfruta da sua refrescante atividade no conforto de casa.

As opções retráteis possuem bases feitas de aço galvanizado e junções com solda elétrica, trazendo segurança e durabilidade.

Podem ter abertura total ou parcial, com toda a facilidade do acionamento por controle remoto.

Além da área de piscina, também costumam ser usadas sob churrasqueiras e ambientes que precisem de ventilação.

Desafios

1) Limpeza

Muitas pessoas frequentam suas casas de praia apenas a alta temporada, ou seja, entre fevereiro e novembro a casa permanece vazia.

Por conta disso, é normal que haja acúmulo de poeira e sujeira, sendo necessária uma boa faxina logo nos primeiros dias que a família se instala na casa de praia para as férias.

Quando se tem uma cobertura de vidro, esse cuidado com a limpeza deve ser redobrado.

Como o vidro é transparente, poeira, folhas, chuva, sujeira de pássaros, mosquitos…tudo isso fica visível.

Assim, logo no primeiro dia invista em uma boa limpeza no teto.

Para facilitar o processo, existem algumas vassouras e rodos que chegam até 3 metros de comprimento e podem ser utilizados.

Se o orçamento permitir, existem profissionais especializados que também prestam esse serviço de limpeza.

Para manutenção, semanalmente realize uma breve limpeza com pano.

2) Fragilidade

Ainda que tenham evoluído muito ao longo de seu desenvolvimento, as coberturas de vidro são mais frágeis que coberturas de telhas e concreto.

Por isso, deve-se avaliar a instalação desse tipo de cobertura, se você tem casas em Niterói e região do litoral norte fluminense, regiões onde há formação de zonas de baixa pressão que podem causar chuva e possibilidade de tempestades em temporadas mais quentes.

Para conhecer mais sobre as características específicas das principais cidades do litoral fluminense, confira os posts do Blog Ei Imóvel sobre o assunto.

Procure também os vidros laminados e mais grossos, que costumam trincar com mais dificuldade.

Eles costumam ser mais caros, mas sua resistência é muito superior aos mais simples.

Para se ter noção, até mesmo o barulho da chuva da água caindo no vidro é menor que do que o barulho sob outros materiais.

De qualquer maneira, evite colocar as coberturas em cômodos com objetos de alto valor ou lugares onde passam muitas pessoas, por exemplo, quartos.

Para esse tipo de cômodo, invista apenas em uma parte do teto com cobertura de vidro, e não todo.

Assim é possível desfrutar da vantagem de ver o céu no conforto do seu lar sem se preocupar com eventuais quebras ou trincas por conta de mudanças climáticas.

3) Retenção de calor

Como são feitas de vidro, as coberturas transparentes funcionam como uma estufa e podem reter muito calor dentro do cômodo, exigindo maior gastos com ventilação e ar condicionado.

Entretanto, na hora de escolher o material a ser utilizado na cobertura de vidro, vale a pena estudar mais sobre sua composição e investir em uma alternativa que melhor se adapte às necessidades do cômodo em questão.

Para encontrar a melhor opção para a sua casa, peça a ajuda de um especialista e questione-o quanto ao coeficiente de sombreamento, indicando quão sombreado e fresco ficará o local protegido.

Os materiais que apresentam o melhor desempenho com tratamento refletivo ou retenção de infravermelho são o policarbonato ou o vidro laminado.

Outra alternativa para garantir mais é posicionar as coberturas de vidro em locais estratégicos de acordo com a ventilação da casa e investir em pequenas hortas e jardins verticais.

As plantas costumam tornar o ambiente mais agradável e fresco.

Gostou do nosso post? Deixa seu comentário!

Grande Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 3 =